Mercedes-AMG revela por fim o F1 para a estrada. Eis o Project ONE!
Depois de inúmeros "teasers" que nos deixaram com "água na boca", a Mercedes-AMG revelou finalmente ao mundo o seu hipercarro com tecnologia inspirada na Fórmula 1. Era sem sombra de dúvidas uma das novidades mais aguardadas do Salão de Frankfurt e não desiludiu.
Mas as referências ao mundo da F1 não se esgotam aqui, nem podem. É que este Project ONE usa muita tecnologia desenvolvida pela Mercedes-AMG Petronas Motorsport, a começar logo pelo motor, que é uma derivação do bloco V6 turbo de 1.6 litros do monolugar desta temporada. Este Project ONE conta com quatro motores eléctricos: um no eixo traseiro e dois no eixo dianteiro (um por roda e cada um com uma embraiagem própria), todos com 120 kW de potência (o equivalente a 163 cv), aos quais se juntam um motor eléctrico de 90 kW (equivalente a 122 cv) que tem como missão certificar-se que o turbo garanta o máximo de potência sempre que "entra em acção".
A alimentar tudo isto está uma enorme "placa" de baterias de iões de lítio (pesam cerca de 100 kg) situada por baixo dos bancos dianteiros, para manter o centro de gravidade baixo. A Mercedes garante que vai conseguir recuperar (e armazenar nas baterias) cerca de oito por cento da energia gerada nas travagens. Recorrendo exclusivamente aos quatro motores eléctricos este Project ONE é capaz de percorrer aproximadamente 25 quilómetros.
Mas tão radicais quanto as "performances" são as linhas do design deste Project ONE, a começar logo na enorme tomada de ar acima do tejadilho e a saída de escape (única) em posição central, já para não falar das jantes de desenho exclusivo de 19" (à frente) e 20 polegadas (atrás), montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de 285 mm de largura à frente e 335 mm de largura atrás.
Avançando para a secção traseira destaca-se a "barbatana" derivada da F1 e que melhora a estabilidade lateral quando se curva a grande velocidade. Esta secção está ligada à entrada de ar do tejadilho que permite que enormes volumes de ar entrem directamente no motor. A linha do tejadilho é dominada por estes dois elementos, mas se olharmos para o Project ONE numa perspectiva traseira é o enorme "spoiler" (activo) e o difusor de ar que mais saltam à vista.
Avançando para o interior destaca-se o volante inspirado no modelo da F1 e a simplicidade de um habitáculo feito á medida de dois ocupantes. Dois ecrãs de 10 polegadas tratam de apresentar toda a informação disponível no momento e quer os bancos de competição (em fibra de carbono) com enorme apoio lateral quer os pedais e o volante podem ser ajustados para optimizar a posição de condução. Ainda assim, e tal como acontece com a carroçaria, tudo foi pensado e desenhado de forma a optimizar o rendimento.
Estima-se que a produção deste "F1 das estrads" arranque na segunda metade de 2019 e que seja limitada a apenas 275 unidades. Cada exemplar deverá custar aproximadamente 2,3 milhões de euros... antes de impostos!